Santa Cruz do Sul – As negociações para as convenções coletivas dos trabalhadores nas indústrias do tabaco seguem o cronograma programado. Na última semana, as empresas JTI e Souza Cruz receberam a proposta dos sindicatos e devem se manifestar sobre o pedido dos trabalhadores. Nesta semana, categoria reúne-se com empresas cujos acordos têm data-base em dezembro. A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) segue acompanhando as rodadas realizadas.
Conforme o presidente da Fentifumo, Gualter Baptista Júnior, as empresas receberam a proposta inicial e devem emitir um parecer para os trabalhadores, que tem como data-base da negociação salarial o mês de novembro. “Conversamos com as empresas, e apresentamos a proposta mínima para JTI e Souza Cruz. Agora, na próxima semana, deveremos levar as respostas das empresas para os trabalhadores”, destaca.
Além da Federação, os sindicatos que representam os trabalhadores, entre eles, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação (Stifa), com sede em Santa Cruz do Sul, acompanham todas as rodadas de negociação.
Com as propostas já entregues, a expectativa agora é que as empresas – JTI e Souza Cruz – encaminhem uma contraproposta à categoria. “A partir desta confirmação, poderemos fazer as assembleias com os trabalhadores, já nesta semana”, avalia o presidente da Fentifumo.
A partir desta semana também, terá início a negociação com as empresas que tem, com seus funcionários, a data-base de reajuste fixada em dezembro. “São as empresas Alliance One, ATC, CTA. Iremos abrir a negociação com elas, nesta semana ainda. A próxima será a Philip Morris, que tem, com seus colaboradores, a data fixada em janeiro.”