Avança negociação entre sindicatos e fumageiras

Santa Cruz do Sul – As negociações para as convenções coletivas dos trabalhadores nas indústrias do tabaco seguem o cronograma programado. Na última semana, as empresas JTI e Souza Cruz receberam a proposta dos sindicatos e devem se manifestar sobre o pedido dos trabalhadores. Nesta semana, categoria reúne-se com empresas cujos acordos têm data-base em dezembro. A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) segue acompanhando as rodadas realizadas.

Conforme o presidente da Fentifumo, Gualter Baptista Júnior, as empresas receberam a proposta inicial e devem emitir um parecer para os trabalhadores, que tem como data-base da negociação salarial o mês de novembro. “Conversamos com as empresas, e apresentamos a proposta mínima para JTI e Souza Cruz. Agora, na próxima semana, deveremos levar as respostas das empresas para os trabalhadores”, destaca.

Além da Federação, os sindicatos que representam os trabalhadores, entre eles, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação (Stifa), com sede em Santa Cruz do Sul, acompanham todas as rodadas de negociação.

Com as propostas já entregues, a expectativa agora é que as empresas – JTI e Souza Cruz – encaminhem uma contraproposta à categoria. “A partir desta confirmação, poderemos fazer as assembleias com os trabalhadores, já nesta semana”, avalia o presidente da Fentifumo.

A partir desta semana também, terá início a negociação com as empresas que tem, com seus funcionários, a data-base de reajuste fixada em dezembro. “São as empresas Alliance One, ATC, CTA. Iremos abrir a negociação com elas, nesta semana ainda. A próxima será a Philip Morris, que tem, com seus colaboradores, a data fixada em janeiro.”

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*