Gualter Baptista Júnior*

O ano de 2020 mal começou e nós, da Federação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) estamos a mil, ligados em todos os atos da grande safra do tabaco que começa a ser entregue nas empresas neste mês de janeiro. Estamos otimistas com o trabalho e a boa relação dos nossos sete sindicatos associados com a indústria fumageira. Nossa categoria responde por 40 mil famílias de trabalhadores e trabalhadoras do Sul do Brasil.

A notícia da alta de 20% nas exportações, sobretudo, o bom mercado com a China nos deixa muito otimistas para os grandes desafios que termos ao longo deste ano que ainda é novo. O poder da exportação de tabaco mostra sua força e a sua grandeza, sendo o principal produto vendido pelo Vale do Rio Pardo e o 11º produto mais vendido pelo Brasil lá fora, segundo o próprio Ministério da Economia.

Saudamos com felicidade exte êxito, que reforça a importância do segmento para nossa economia, na geração de emprego e renda, na cidade e no campo. O Brasil é líder mundial na exportação de tabaco, que é o principal produto que move a nossa força de trabalho.

A chuva que veio para refrescar o verão quente chegou tarde a grande parte de nossas lavouras que tendem a colher cerca de 30% menos neste ano. Olhamos com zelo para este número, que poderá representar numa redução no número de colegas trabalhadores da safra, chamados a menos neste ano.

A preocupação ronda nossas linhas de produção que poderão receber menos trabalhadores, ou poderão ter contratos menores, com menos dias de trabalho, salário e benefícios, porque no campo, nossos coirmãos, os agricultores, também amargam a redução na colheita por conta da seca que castigou o Sul, neste verão em curso.

A Fentifumo e os seus sete sindicatos irmanam-se a todos os trabalhadores e seguem lutando ao lado da indústria para garantir uma grande safra, para fortalecer e ainda mais consolidar a nossa atividade que é legal, rentável e move com força a roda da economia nos três estados do Sul do Brasil. Feliz Safra Nova! – Seguimos a luta.

*Presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*