Cruz das Almas (BA) – A Federação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) esteve representada na última reunião da Câmara Setorial do Tabaco, ocorrida nesta terça-feira (22), no município de Cruz das Almas, no interior da Bahia. O evento teve como pauta a apresentação de números da produção do setor e discutiu as ações de restrição ao consumo de cigarro no Brasil.
Conforme o presidente da Fentifumo, Gualter Baptista Júnior, o encontro serviu para que as entidades da região Sul pudessem conhecer a realidade da fabricação de produtos derivados de tabaco na Bahia, voltada para a produção de charutos. “Trata-se de uma realidade bem diferente, porém tradicional e importante para esta região. A comitiva da Câmara Setorial foi visitar duas fábricas de charutos e cigarrilhas, na região próxima ao município de Cruz das Almas. No entanto, a região tem uma grande produção artesanal destes produtos. Esta produção é relevante para a economia local, sobretudo, pela renda e postos de trabalho que são gerados”, destaca.
Segundo o presidente da Federação, as informações foram apresentadas pelo Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco-BA). Já o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), com sede em Santa Cruz do Sul também apresentou informações sobre o trabalho para manutenção do jovem no campo, por meio da atuação do programa “Crescer Legal”. Além da representatividade da indústria processadora, a Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) também participou do debate, apresentando temas sobre tramitação de leis e questões regulatórias sobre o setor do tabaco.
A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) também estiveram presentes ao evento. “A Afubra mostrou os números da safra 2018/2019 e projeta o cenário para a cadeia produtiva. Para nós da Fentifumo, é muito importante integrarmos esta representatividade que o setor do tabaco tem em nível nacional. Estamos juntos para somar esforços em favor do nosso mercado”, reforça.
A terceira reunião da Câmara Setorial do Tabaco encerra a atividade da entidade no ano de 2019. O órgão representa a cadeia produtiva junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), junto ao governo federal. “Estamos unidos a todas as discussões que envolvem o setor produtivo, pois estamos em defesa dos empregos e da manutenção dos postos de trabalho dos mais de 40 mil trabalhadores nas indústrias do tabaco”, complementa o presidente da Fentifumo.