Fentifumo e sindicatos pedem medidas de segurança às empresas

Santa Cruz do Sul – A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) acompanha dos seis sindicatos que são filiados à entidade, solicitou esclarecimentos às indústrias processadoras de tabaco e cigarreiras, quanto à segurança dos trabalhadores. O comunicado foi encaminhado na última quarta-feira.
Conforme o presidente de Fentifumo, Gualter Baptista Júnior, Souza Cruz, Philip Morris, JTI e Universal Leaf Tabacos. “O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco, o Sinditabaco, que representa o setor e as demais indústrias nas negociações, também recebeu uma cópia desta nossa solicitação”, explica o presidente.

O comunicado pede informações, quanto às ações ou medidas preventivas serão implantadas em relação a todos os empregados, para os efetivos e sazonais, dentro das unidades de operação da empresa, desde o setor de compra, passando pelo processamento de tabaco, fábrica de cigarros até os escritórios de pesquisa e demais departamentos.

A Fentifumo também solicitou quais são as medidas adotadas para os empregados que trabalham no ambiente externo, como os profissionais que são orientadores agrícolas, técnicos de pesquisas e difusores de tecnologia. Neste caso, a Federação e sindicatos querem saber quais medidas estarão sendo tomadas, no curto e médio prazo, a fim de que estes profissionais também estejam contemplados nos planos de prevenção contra o covid-19, o coronavírus. “É importante que tenhamos conhecimento das medidas adotadas pelas empresas para a segurança e não disseminação da doença junto aos trabalhadores do setor. Tanto para aqueles que estão nas linhas de produção, quando para aqueles que vão à campo”, reforça o presidente da Fentifumo.

A solicitação é assinada pelos presidentes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região, de Santa Cruz do Sul, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo do Alto Vale do Itajaí, de Rio do Sul, de Santa Catarina, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Bebidas, Fumo e Afins de Blumenau de Blumenau, Santa Catarina, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo da Região Sul de SC, de Araranguá, Santa Cataria, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo de Rio Negro, em Rio Negro, Paraná e pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo de Porto Alegre e Cachoeirinha, de Porto Alegre.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*