FENTIFUMO lança site para fortalecer a comunicação com seus associados e a defesa do setor de tabaco

Na manhã desta terça-feira, 18 de setembro, estiveram reunidos na sede da Federação dos Trabalhadores da Indústria do Tabaco e Afins, em Santa Cruz do Sul, entidades representativas do setor como Sinditabaco e Afubra, indústrias multinacionais, sindicatos filiados e a imprensa, para lançamento no site da Fentifumo – www.fentifumo.org.

Gualter Baptista, Vice-presidente à esquerda. José Milton Kuhnen, presidente à direita.

A nova ferramenta de comunicação foi desenvolvida pela Valepress, sendo um canal de diálogo com os 7 Sindicatos filiados, representando a empregabilidade de cerca de 40 mil trabalhadores na indústria do tabaco no Brasil.

 

O layout do site é mobile, o que possibilita o acesso em tablets e smartphones e foi planejado de forma estrutural de fácil acesso à informação. No site está disponível a história da Fentifumo, quem compõe a sua Diretoria, quais são os Sindicatos filiados, o acordo sindical vigente e as principais notícias sobre o setor.

 

O site também é uma oportunidade de comunicar o quanto que o setor impacta na vida dessas famílias e em toda uma cadeia produtiva e sustentável economicamente no Brasil, fortalecendo a defesa do setor como um todo perante entidades e representatividades contrárias.

Para o Presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner, o site representa mais um elo de fortalecimento para o setor: “Sem dúvida nenhuma para nós é muito importante ter uma uma ferramenta de comunicação para o nosso setor porque é o elo entre o produtor, a fabricação e a exportação. E aí que nós temos um grande grupo de trabalhadores que também precisam mostrar a importância que tem o produto tabaco para aquelas pessoas e, principalmente, para as suas famílias. O sustento onde eles buscam nas fábricas de cigarros, nas empresas processadoras durante o ano para que eles tenham condições de dar escolas para as suas famílias, de dar uma boa educação que os pais querem para os seus filhos, terem um grande futuro”, declara Benício.

Para o Presidente da Fentifumo, José Milton Kuhnen, é um momento de celebração de anos de luta em defesa do trabalhador da indústria do tabaco: “Além do auxílio da Federação aos Sindicatos filiados nas negociações coletivas, a Fentifumo briga há mais de 25 anos pela defesa do setor e do sustento das mais de 40 mil famílias em audiências públicas, reuniões de entidades e representatividades no Brasil e no exterior, como a COP 7 e agora 8, que debatem o futuro do setor do tabaco”, explica Kuhnem.

 

 

 

 

 

 

 

Escute o áudio da entrevista à Rádio Santa Cruz:

O vice-presidente da Fentifumo, Gualter Baptista Junior, enfatiza a importância de criar uma rede de defesa para o setor diante das decisões que podem vir a acontecer na COP 8, em Genebra, em outubro. “O site é uma porta de comunicação, no qual somos porta vozes dos trabalhadores da indústria e dos nossos sindicatos filiados, onde os seus anseios e posicionamento serão de conhecimento de qualquer entidade e imprensa, através desta nova ferramenta da Federação. Precisamos que o Brasil e o mundo olhe para o setor do tabaco de maneira que entendam o impacto que o trabalho no campo e nas indústrias, desde o plantio até o processamento, causam na vida diária do sustento desses trabalhadores e de suas famílias. O cultivo do tabaco gera renda e riquezas, tanto no meio rural quanto nas cidades, onde a maioria dos Trabalhadores nas indústrias residem. Assim, o cultivo do tabaco é fonte de prosperidade.”

Escute o áudio da entrevista para a Gazeta do Sul:

Para o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo do Alto Vale do Itajaí, com sede em Rio do Sul – SC, Udo Reif, presente no lançamento,  o site é uma oportunidade de unir ainda mais o setor em defesa dos trabalhadores.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*