Santa Cruz do Sul – Na próxima terça-feira, dia 18 de fevereiro, ocorre mais uma assembleia de negociação da convenção coletiva dos trabalhadores da empresa Souza Cruz. A reunião está marcada para as 13 horas, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa), em Santa Cruz do Sul.
O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo), Gualter Baptista Júnior está otimista com a nova assembleia. “A negociação deverá caminhar para a conclusão, pois o percentual de reajuste – 3% – é considerado bom pela categoria”, destaca.
O presidente revela que esta é a terceira assembleia entre os trabalhadores e a empresa, sendo a última negociação pendente no Rio Grande do Sul. “Se esta assembleia for positiva, restarão apenas as negociações da Philip Morris, em Rio do Sul, no estado de Santa Cataria e também nas unidades de Cocos e Jaborandi, na Bahia”, pontua.
A data-base dos empregados da Souza Cruz é o mês de novembro. A negociação iniciou ainda em 2019, no entanto, por falta de acerto entre os empregados e a empresa avançou sobre fevereiro de 2020. “O Stifa é um dos sete sindicatos filiados à Fentifumo, que no Brasil congrega 40 mil trabalhadores do setor. Por conta disso, nós acompanhamos o andamento destas negociações de perto”, complementa o presidente.